Qua, 18/03/09
por Redação |
categoria Mercado de Trabalho, currículo, mudança de carreira
Confira as principais dicas do consultor de RH Carlos Eduardo Oliveira para elaborar seu currículo profissional.
- comece o currículo pela sua identificação: nome, endereço, telefone, e-mail e idade. Sobre este último item é importante ressaltar que isso não desclassifica o candidato, como muita gente pensa, ao contrário, facilita a comunicação.
- o segundo tópico é o objetivo, o que você está buscando. Pode ser uma vaga específica ou uma área em particular.
- em terceiro lugar, vêm as qualificações, a sua formação. Escreva em ordem cronológica, do ensino médio em diante. Cursos não terminados, mas que tenham relação com a vaga, podem aparecer nesta área. E não esqueça dos idiomas, detalhando o seu nível de conhecimento de cada um.
-Não é preciso colocar o nome da instituição em que foram estudadas línguas estrangeiras, apenas se for de renome.
- mesmo que ainda esteja cursando uma faculdade, ou pós-graduação é importante destacar esta experiência no currículo
- experiência profissional: comece pelo trabalho mais recente e assim por diante, até o mais antigo. Não basta mencionar o que realizou, mas qual o resultado. Se as suas realizações forem muitas, selecione as mais importantes. Use três linhas para cada uma, no máximo cinco.
- não mencione no currículo promoções obtidas na empresa onde se trabalhou, apenas os cargos ocupados. No caso de uma entrevista, se questionado, conte como aconteceu a mudança de cargo.
- o período que se trabalhou nas empresas é obrigatório porque o recrutador passa a ter uma referência da estabilidade do candidato em empresas anteriores.
- se é o seu primeiro emprego e você não tem experiência, valorize então o segundo tópico, o objetivo. E não deixe de incluir um resumo profissional. Duas ou três linhas para que o recrutador tenha uma idéia do tipo de profissional que você é.
- os adjetivos ficam de fora de um bom currículo. Nunca se auto-rotule, se auto-adjetive, isso é um erro crasso, não se deve cometer de forma alguma.
- termine com as “informações adicionais”. Uma atividade de voluntariado, um intercâmbio no exterior, um curso complementar.
- o tamanho do currículo não deve ocupar mais de duas páginas, mesmo que o candidato tenha bastante experiência. O que importa nestes casos são os resultados de maior impacto.
- padrão do documento: letra tamanho 11 ou 12, fonte Arial ou Times New Roman. Tópicos em maiúsculas ou em negrito. Sem desenhos, enfeites ou outras cores.
- não é preciso anexar ao currículo nenhuma xérox de documento para comprovar algo. Tudo o que foi escrito tem que ser verdadeiro, na admissão, se for o caso, com certeza vão te pedir.
- dependendo do cargo e da empresa é conveniente colocar no currículo a disponibilidade de trabalhar em outras cidades.
- envie o currículo anexado. Nunca se sabe qual o programa que a pessoa usa, e isso pode distorcer a mensagem. No e-mail, coloque no “assunto” a vaga a que você está se candidatando e seja breve na mensagem. Envie a mensagem apenas uma vez para cada vaga e aguarde um contato da empresa.
- não existe problema se a empresa receber seu currículo por diversos meios, além do e-mail, pessoalmente ou por alguém que trabalha lá. Hoje a maioria das posições são preenchidas via networking, então isso é importante.
- só coloque a pretensão salarial se o anúncio pedir. Uma dica é colocar o último salário. Foto não precisa. Referência profissional também não. Se você for chamado, essas informações vão ser solicitadas.
Obs: Estas Informações foram retiradas do Site do Jornal Hoje no G1
Paulo Roberto
WD2D - Web Design & Design Digital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário